sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tratamento de água

O tratamento de água é um conjunto de procedimentos  físicos e quimicos que são aplicadas na água para que ela fique com condições adequadas para o consumo , ou seja , para que a água se torne potável.O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação , evitando a transmissão de doenças.Numa estação de tratamento ocorre o seguinte processo:
-Coagulação: quando a água na sua forma natural entra na estação de tratamento e então recebe  uma dosagem de sulfato de alumínio.Este elemento faz com que as partículas sólidas , sobretudo argila , iniciem um processo de aglomeração.
-Floculação: em tanques de concretro com a água em movimento , as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
-Decantação: em outros tanques , por ação da gravidade , os flocos com as impurezas e as partículas ficam depositadas no fundo dos tanques , separando-se da água.
- Filtração: a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtros.
- Desinfecção: é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.
- Fluoretação: é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
- Correção de PH:  é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.
A  água captada através de poços profundos, na maioria das vezes, não precisa ser tratada, bastando apenas a desinfecção com cloro.
Isso ocorre porque, nesse caso, a água não apresenta qualquer turbidez, eliminando as outras fases que são necessárias ao tratamento das águas superficiais.



Reservação


A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades :

-Manter a regularidade do abastecimento, mesmo quando é necessário paralisar a produção para manutenção em qualquer uma das unidades do sistema;
-Atender às demandas extraordinárias, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo (na hora do almoço, por exemplo).Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos  (enterrados), apoiados e elevados.

Redes de distribuição

Para chegar às casas, a água passa por vários canos enterrados sob a pavimentação das ruas da cidade. Essas canalizações são chamadas redes de distribuição.
Para que uma rede de distribuição possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para locais mais altos.

Muitas vezes, é preciso construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras.

Ligações domiciliares

A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo a água chegar às torneiras.
Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel, instala-se um hidrômetro junto à ligação.
A tarifa mínima da COPASA dá direito a um consumo residencial de 6.000 litros de água por mês.
Ultrapassar esse limite, a conta de água é calculada sobre a quantidade de litros que foi consumida e registrada pelo hidrômetro.
                                                                           ㅤㅤㅤㅤ         

  

ㅤㅤㅤㅤㅤ


Nenhum comentário:

Postar um comentário